O ciclo dos Anos Iniciais traz mudanças na rotina escolar do aluno. Nessa etapa,
ele desenvolve habilidades e competências que serão aprimoradas ao longo da vida
escolar. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita,
os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos e um
convívio com a arte e a estética.
Além dos conteúdos previstos nas disciplinas, há conteúdos transversais, como educação
ambiental, ética, habilidades e competências socioemocionais e noções de saúde, que são
trabalhados para a criança desenvolver a cidadania. Seguindo a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), nessa etapa, articulamos o trabalho e as experiências anteriores das
crianças, isso em um contexto lúdico de aprendizagem.
Semeando leitores é uma ação que estimula a criatividade, diminui o estresse, desenvolve a imaginação, trabalha a memória, aprimora o vocabulário, ajuda na escrita e traz possibilidades de interação com a sociedade, através da capacidade de interpretação que é proporcionada.
Através das nossas práticas escolares, com a Robótica educacional e novas tecnologias, proporcionamos aos nossos alunos conexões entre o conhecimento científico e o mundo ao seu redor. Além disso, a alfabetização científica desponta como uma possibilidade de inclusão, ao considerar as múltiplas inteligências que são pertinentes a cada ser.
Para além do aprender a ler e a escrever, no CECR, prezamos pelo desenvolvimento das competências e habilidades socioemocionais das crianças. Gerando autonomia em relação aos movimentos e à própria identidade. Assim, há um estímulo do seu pensamento criativo, crítico, lógico e emocional.